Search
Admin  >  Colesterol

 


Recentes descobertas têm-nos ajudado a desvendar uma ínfima parte de como a nossa espécie evoluiu. Cada vez mais se coloca a questão da possibilidade de algumas das mais terríveis doenças se terem desenvolvido para nos salvar.

É possível que a própria doença cardiovascular, que tantas vidas ceifou, se tenha desenvolvido para permitir a nossa evolução. Segundo o Dr. Linus Pauling esta teve a sua no escorbuto.

Enquanto o escorbuto se caracterizou pelo colapso do tecido conectivo, necessitou de uma acumulação de gorduras e proteínas, nomeadamente de lipoproteína A para protecção das paredes arteriais, devido a uma deficiência de vitamina C. Esta lipoproteína, embora tenha sido a cura para o esta doença, e sendo uma transportadora de colesterol que se liga a coágulos sanguíneos, é hoje a principal causa das doenças cardiovasculares.

A lipoproteína A pode assim, para além de reparar vasos sanguíneos, se apresentada em excesso, provocar o entupimento das artérias.  

É dado adquirido, portanto, que o principal causador destas doenças seria o colesterol e o objectivo seria erradicá-lo, IMPOSSÍVEL! O colesterol para além de sempre ter sido produzido e assimilado pelo fígado, passando pela bílis até à corrente sanguínea, é essencial para a manutenção arterial.

Existem dois tipos de lipoproteínas, LDL (do inglês de baixa densidade) transportam o colesterol para a parede arterial, e HDL (do inglês de alta densidade) que transportam o colesterol pelas artérias, são o bom colesterol.    

No entanto teme-se que o problema seja o colesterol sim, mas o colesterol oxidado, o responsável pelo entupimento de artérias.

Aqui entram em jogo as vitaminas A, C e E reconhecidos anti-oxidantes e substâncias essenciais no combate a estes níveis excessivos de colesterol.

Uma deficiência da vitamina C em particular, provoca um aumento dos níveis sanguíneos de colesterol, triglicéridos, do LDL, da lipoproteína A e diminui o HDL ou bom colesterol para além de produzir uma enzima essencial que converte o colesterol em bílis.

A vitamina C é portanto, a responsável pela reparação e manutenção das artérias.

Assim sendo, poderá ser apenas e só uma coincidência que exista uma menor incidência de doenças cardiovasculares nos meses de Primavera e Verão, os mesmos exactos meses onde existe um maior consumo de vitamina C ?

 

 

WATERCELLPOWER

contactos:



+351.211.937.862

+351.911.506.659









 

Copyright 2011 by Integrative Medicine   |  Powered by Powered by PWM - Power Web Marketing  |  Privacy Statement  |  Terms Of Use  Xhtml 1.0  CSS 2.0